Quando os fabricantes cometem erros e equipamentos perigosos são colocados no mercado, o público fica sob risco. Produtos defeituosos são, sem sombra de dúvidas, a maior ameaça à segurança dos consumidores. E apesar de a Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo (CPSC, do inglês Consumer Product Safety Commission) ter bastante poder, recalls em larga escala só podem ser realizados depois que produtos defeituosos entram nas casas e nos locais de trabalho dos cidadãos americanos.

É uma realidade perversa: acidentes trágicos são necessários para informar às agências governamentais adequadas sobre um risco de segurança ao público. Mas ainda bem que os consumidores feridos por instrumentos com mal funcionamento possuem um modo concreto de equilibrar a balança: ações judiciais devido a ferimentos pessoais.

Pistolas de pregos defeituosas: posso processar o fabricante depois de um recall?

Em muitos casos, um recall não exime o fabricante de suas responsabilidades. Apenas admitir que um produto é perigoso não reduz as responsabilidades de uma empresa fabricante de pistolas no caso da ocorrência de ferimentos.

Ao entrar com uma ação judicial devido a riscos de um produto (nos EUA, product liability lawsuit), as vítimas feridas conseguem atingir dois objetivos:

  1. Você pode conseguir responsabilizar o fabricante, incentivando mais fiscalização por parte dele e protegendo futuros compradores contra defeitos similares. É bom para o público.
  2. Você pode receber indenização para cobrir suas despesas médicas, salários não recebidos e, também, a dor e o sofrimento.

Apesar de os rígidos estatutos de limitação (nos EUA, statues of limitation) restringirem o tempo que as vítimas têm para entrar com a ação judicial, o prazo, em geral, começa a contar a partir da data do ferimento, em vez da data de lançamento da pistola defeituosa. Entre em contato com os advogados especializados em ferimentos pessoais da Banville Law para entender mais sua própria situação. Ligue no telefone 917-765-7480 ou complete nosso formulário de contato aqui.

Nós projetamos esta página para que sirva como um guia abrangente. Você encontrará os recalls de pistolas de pregos mais recentes, bem como informações sobre como identificar a sua pistola e orientações sobre o que fazer em seguida. Atualizaremos esta página regularmente com os recalls mais recentes, então verifique com frequência.

Pistola de pregos em rolo NV83A2 da Hitachi Koki

No dia 11 de março de 2010, a Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) fez um anúncio preocupante: o conglomerado multinacional com sede no Japão, Hitachi Koki, um grande fabricante de pistolas de pregos, estava fazendo o recall de uma das suas pistolas de pregos em rolo (nos EUA, coil nailers) mais populares. O modelo NV83A2, fabricado entre outubro de 2002 e setembro de 2005, tinha sido instalado com um “carregador defeituoso”, o que fazia com que as pistolas disparassem para os lados. De acordo com documentos oficiais, pelo menos 15 ferimentos foram informados e a maioria envolvia os olhos dos trabalhadores. Cinco vítimas ficaram parcialmente cegas.

Para remediar o problema, a Hitachi ordenou que os donos “parassem imediatamente de utilizar” as pistolas e que entrassem em contato com a empresa para obter um conserto gratuito.

A minha pistola foi afetada pelo recall?

Cerca de 65.000 pistolas pneumáticas defeituosas, espalhadas pelos EUA e pelo Canadá, tinham sido vendidas aos consumidores ou estavam nas prateleiras de lojas prontas para serem compradas.

Você possui uma Hitachi NV83A2? O recall do fabricante inclui apenas as pistolas produzidas entre outubro de 2002 e setembro de 2005. Verifique o número de série que fica gravado no cabo da pistola. O primeiro dígito representa o mês de fabricação:

  • 1 = janeiro
  • 2 = fevereiro
  • 3 = março
  • 4 = abril
  • 5 = maio
  • 6 = junho
  • 7 = julho
  • 8 = agosto
  • 9 = setembro
  • O = outubro
  • N = novembro
  • D = dezembro

O segundo corresponde ao ano: 2 = 2002, 3 = 2003, e assim por diante.

O que eu devo fazer?

Se você sofreu ferimentos ao utilizar a pistola NV83A2 da Hitachi, talvez tenha direito a indenização.

Entre em contato com os advogados especializados em ferimentos pessoais da Banville Law para discutir suas opções jurídicas hoje mesmo. Ligue no telefone 917-765-7480 ou complete nosso formulário de contato aqui e converse com um advogado experiente em, no máximo, 24 horas.

Pistolas de pregos pneumáticas NR83A2(Y) e NR83A3 da Hitachi

No dia 12 de junho de 2014, a Hitachi anunciou outro grande recall. Cerca de 25.300 pistolas pneumáticas de 3¼ polegadas (8 centímetros) nos EUA e no Canadá foram afetadas. As pistolas incluídas no recall possuem como característica marcante o ajuste de profundidade.

De acordo com a documentação oficial da CPSC, os modelos NR83A2(Y) e NR83A3 “podem emperrar e anular o mecanismo de segurança que permite que apenas um prego seja disparado de cada vez, o que representa um risco de ferimento”. Em resumo, as pistolas defeituosas podem, na verdade, aumentar a possibilidade de um disparo duplo fatal.

Apesar de ainda não terem sido informados ferimentos, os consumidores devem parar de utilizar as pistolas imediatamente e entrar em contato com a Hitachi para solicitar um conserto gratuito.

A minha pistola foi afetada pelo recall?

Este recall não está restrito a um período de tempo específico. Se você possui o modelo NR83A2(Y) ou o NR83A3 da Hitachi, ele representa um enorme risco de ferimento. Você pode encontrar o número do modelo da pistola na etiqueta fixada e na caixa original.

Fique atento: Se o número do modelo for seguido por um “R”, ele não está incluído no recall.

O que eu devo fazer?

Você foi ferido enquanto utilizava uma pistola de pregos da Hitachi? Entre em contato com os advogados especializados em ferimentos pessoais da Banville Law para verificar se você pode entrar com uma ação judicial. As vítimas podem ter direito a uma indenização significativa. Ligue no telefone 917-765-7480 ou complete nosso formulário de contato para obter uma análise gratuita.

Coil Roofing Nailers da Ridgid e Clipped Head Framing Nailers

No dia 6 de dezembro de 2012, a empresa One World Technologies, uma das maiores distribuidoras americanas de ferramentas elétricas da marca Ridgid, anunciou um grande recall de pistolas de pregos. Tanto as pistolas de pregos em rolo para telhados (nos EUA, coil roofing nailers) quanto as pistolas de pregos com cabeça cortada para estruturas (nos EUA, clipped head framing nailers) estão incluídas, e todos os modelos abrangidos foram vendidos exclusivamente pela Home Depot.

De acordo com um anúncio feito pela CPSC, “a montagem do gatilho nas pistolas pode funcionar mal e disparar um prego de forma involuntária, o que representa riscos de laceração ou ferimento aos consumidores”.

A minha pistola foi afetada pelo recall?

O recall afeta cerca de 8.400 pistolas para telhados e 4.400 pistolas para estruturas. O modelo da pistola para telhados é o R175RNE; já o para estruturas é o R35EOCHE. Você pode descobrir se sua pistola da marca Ridgid está incluída no recall verificando o número de série. Tanto o modelo quanto o número de série estão em um adesivo fixado na bandeja da pistola. Se o número de série

  • da pistola para telhados estiver entre ER114600001 e ER1217008424 ou
  • da pistola para estruturas estiver entre ER114600001 e ER1215004424,

então ela está incluída no recall. Pare de utilizar a pistola imediatamente e entre em contato com a One World Technologies para solicitar uma troca gratuita.

Fique atento: Se a embalagem da sua pistola tem um ponto azul, então ela não está incluída no recall.

O que eu devo fazer?

Se você foi ferido por uma pistola defeituosa da marca Ridgid, entre em contato com os advogados especializados em ferimentos pessoais da Banville Law hoje mesmo. Você talvez tenha direito a uma indenização. Ligue no telefone 917-765-7480 ou complete nosso formulário de contato.